Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peduzzi, Luiz O. Q.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tenfen, Danielle Nicolodelli, Cordeiro, Marinês Domingues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758
Resumo: Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.
id UFSC-19_513096fd171fa1efc1f65bb78d60a03d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/25609
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da FísicaDiscussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.Imprensa Universitária - UFSC2012-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p75810.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 758-7862175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758/23064Peduzzi, Luiz O. Q.Tenfen, Danielle NicolodelliCordeiro, Marinês Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:11:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/25609Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:11:01Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
title Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
spellingShingle Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
Peduzzi, Luiz O. Q.
title_short Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
title_full Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
title_fullStr Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
title_full_unstemmed Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
title_sort Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
author Peduzzi, Luiz O. Q.
author_facet Peduzzi, Luiz O. Q.
Tenfen, Danielle Nicolodelli
Cordeiro, Marinês Domingues
author_role author
author2 Tenfen, Danielle Nicolodelli
Cordeiro, Marinês Domingues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peduzzi, Luiz O. Q.
Tenfen, Danielle Nicolodelli
Cordeiro, Marinês Domingues
description Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758/23064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 758-786
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572969959424