Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758 |
Resumo: | Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial. |
id |
UFSC-19_513096fd171fa1efc1f65bb78d60a03d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/25609 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da FísicaDiscussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial.Imprensa Universitária - UFSC2012-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p75810.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 758-7862175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758/23064Peduzzi, Luiz O. Q.Tenfen, Danielle NicolodelliCordeiro, Marinês Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:11:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/25609Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:11:01Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
title |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
spellingShingle |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física Peduzzi, Luiz O. Q. |
title_short |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
title_full |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
title_fullStr |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
title_full_unstemmed |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
title_sort |
Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física |
author |
Peduzzi, Luiz O. Q. |
author_facet |
Peduzzi, Luiz O. Q. Tenfen, Danielle Nicolodelli Cordeiro, Marinês Domingues |
author_role |
author |
author2 |
Tenfen, Danielle Nicolodelli Cordeiro, Marinês Domingues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peduzzi, Luiz O. Q. Tenfen, Danielle Nicolodelli Cordeiro, Marinês Domingues |
description |
Discussões sobre a natureza da ciência ainda são bastante incipientes em sala de aula, embora a literatura especializada aponte para a relevância da inserção de questões históricas e epistemológicas na formação do estudante, em geral. Neste trabalho, analisam-se algumas perspectivas educacionais de um material composto por cinco animações potencialmente significativas, desenvolvidas para uma disciplina sobre a história da física de um curso de física na modalidade de Educação a Distância. As animações articulam-se aos textos usados nesta disciplina, que abordam um amplo espectro de conteúdos sobre a história da física à luz da moderna filosofia da ciência, e a outros segmentos típicos de uma disciplina não presencial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758 10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp2p758/23064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012; 758-786 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572969959424 |