Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auth, Mílton Antônio
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Bastos, Fábio da Purificação de, Mion, Rejane Aurora, Souza, Carlos Alberto, Fossatti, Nilza Beatriz, Spannemberg, Eroni Gampert, Wohlmuth, Gelsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138
Resumo: Descrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos.
id UFSC-19_609b947eb1ac73f2b4f4c65187f8d18c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7138
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Prática educacional dialógica em Física via equipamentos GeradoresDescrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos.Imprensa Universitária - UFSC1995-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 12 n. 1 (1995); 40-462175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138/6594Auth, Mílton AntônioBastos, Fábio da Purificação deMion, Rejane AuroraSouza, Carlos AlbertoFossatti, Nilza BeatrizSpannemberg, Eroni GampertWohlmuth, Gelsiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T13:53:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7138Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T13:53:45Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
title Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
spellingShingle Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
Auth, Mílton Antônio
title_short Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
title_full Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
title_fullStr Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
title_full_unstemmed Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
title_sort Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
author Auth, Mílton Antônio
author_facet Auth, Mílton Antônio
Bastos, Fábio da Purificação de
Mion, Rejane Aurora
Souza, Carlos Alberto
Fossatti, Nilza Beatriz
Spannemberg, Eroni Gampert
Wohlmuth, Gelsi
author_role author
author2 Bastos, Fábio da Purificação de
Mion, Rejane Aurora
Souza, Carlos Alberto
Fossatti, Nilza Beatriz
Spannemberg, Eroni Gampert
Wohlmuth, Gelsi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auth, Mílton Antônio
Bastos, Fábio da Purificação de
Mion, Rejane Aurora
Souza, Carlos Alberto
Fossatti, Nilza Beatriz
Spannemberg, Eroni Gampert
Wohlmuth, Gelsi
description Descrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138/6594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 12 n. 1 (1995); 40-46
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570678820864