Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138 |
Resumo: | Descrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos. |
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