Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Maykon Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandão, Rafael Vasques, Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação,  dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.
id UFSC-19_663424fc0a42eac678e5bdfe096e7595
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/26189
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino MédioEste trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação,  dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p49110.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 491-5242175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491/22932Müller, Maykon GonçalvesBrandão, Rafael VasquesAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:55:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/26189Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:55:57Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
title Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
spellingShingle Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
Müller, Maykon Gonçalves
title_short Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
title_full Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
title_fullStr Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
title_full_unstemmed Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
title_sort Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
author Müller, Maykon Gonçalves
author_facet Müller, Maykon Gonçalves
Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Maykon Gonçalves
Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
description Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação,  dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491/22932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 491-524
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572983590912