Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação, dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino. |
id |
UFSC-19_663424fc0a42eac678e5bdfe096e7595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/26189 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino MédioEste trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação, dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p49110.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 491-5242175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491/22932Müller, Maykon GonçalvesBrandão, Rafael VasquesAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T08:55:57Zoai:periodicos.ufsc.br:article/26189Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T08:55:57Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
title |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
spellingShingle |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio Müller, Maykon Gonçalves |
title_short |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
title_full |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
title_fullStr |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
title_sort |
Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio |
author |
Müller, Maykon Gonçalves |
author_facet |
Müller, Maykon Gonçalves Brandão, Rafael Vasques Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Rafael Vasques Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Maykon Gonçalves Brandão, Rafael Vasques Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
description |
Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação, dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p491/22932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 491-524 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572983590912 |