Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039 |
Resumo: | São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho. |
id |
UFSC-19_b2d3a105a0eb095d955b7612b3faf996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7039 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciênciasSão apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.Imprensa Universitária - UFSC1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 14 n. 1 (1997); 37-552175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039/6515Villani, AlbertoBarolli, ElisabethCabral, Tânia Cristina BaptistaFagundes, Maria BeatrizYamazak, Sergio C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T14:15:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7039Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T14:15:53Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
title |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências Villani, Alberto |
title_short |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
title_full |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
title_sort |
Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências |
author |
Villani, Alberto |
author_facet |
Villani, Alberto Barolli, Elisabeth Cabral, Tânia Cristina Baptista Fagundes, Maria Beatriz Yamazak, Sergio C. |
author_role |
author |
author2 |
Barolli, Elisabeth Cabral, Tânia Cristina Baptista Fagundes, Maria Beatriz Yamazak, Sergio C. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villani, Alberto Barolli, Elisabeth Cabral, Tânia Cristina Baptista Fagundes, Maria Beatriz Yamazak, Sergio C. |
description |
São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039/6515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 14 n. 1 (1997); 37-55 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570630586368 |