Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani, Alberto
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Barolli, Elisabeth, Cabral, Tânia Cristina Baptista, Fagundes, Maria Beatriz, Yamazak, Sergio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039
Resumo: São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
id UFSC-19_b2d3a105a0eb095d955b7612b3faf996
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7039
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciênciasSão apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.Imprensa Universitária - UFSC1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 14 n. 1 (1997); 37-552175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039/6515Villani, AlbertoBarolli, ElisabethCabral, Tânia Cristina BaptistaFagundes, Maria BeatrizYamazak, Sergio C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T14:15:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7039Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-25T14:15:53Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
title Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
spellingShingle Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
Villani, Alberto
title_short Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
title_full Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
title_fullStr Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
title_sort Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências
author Villani, Alberto
author_facet Villani, Alberto
Barolli, Elisabeth
Cabral, Tânia Cristina Baptista
Fagundes, Maria Beatriz
Yamazak, Sergio C.
author_role author
author2 Barolli, Elisabeth
Cabral, Tânia Cristina Baptista
Fagundes, Maria Beatriz
Yamazak, Sergio C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villani, Alberto
Barolli, Elisabeth
Cabral, Tânia Cristina Baptista
Fagundes, Maria Beatriz
Yamazak, Sergio C.
description São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039/6515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 14 n. 1 (1997); 37-55
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570630586368