É possível levar a física quântica para o ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alexandre Custódio
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Zanetic, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873
Resumo: Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes.
id UFSC-19_d0a4f43a5cccbc8b9c099d9644860a12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6873
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling É possível levar a física quântica para o ensino médio?Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes.Imprensa Universitária - UFSC1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 7-342175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873/6333Pinto, Alexandre CustódioZanetic, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:00:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6873Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:00:59Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível levar a física quântica para o ensino médio?
title É possível levar a física quântica para o ensino médio?
spellingShingle É possível levar a física quântica para o ensino médio?
Pinto, Alexandre Custódio
title_short É possível levar a física quântica para o ensino médio?
title_full É possível levar a física quântica para o ensino médio?
title_fullStr É possível levar a física quântica para o ensino médio?
title_full_unstemmed É possível levar a física quântica para o ensino médio?
title_sort É possível levar a física quântica para o ensino médio?
author Pinto, Alexandre Custódio
author_facet Pinto, Alexandre Custódio
Zanetic, João
author_role author
author2 Zanetic, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Alexandre Custódio
Zanetic, João
description Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873/6333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 7-34
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570329645056