É possível levar a física quântica para o ensino médio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873 |
Resumo: | Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes. |
id |
UFSC-19_d0a4f43a5cccbc8b9c099d9644860a12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6873 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
É possível levar a física quântica para o ensino médio?Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes.Imprensa Universitária - UFSC1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 7-342175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873/6333Pinto, Alexandre CustódioZanetic, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T14:00:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6873Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T14:00:59Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
title |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
spellingShingle |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? Pinto, Alexandre Custódio |
title_short |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
title_full |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
title_fullStr |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
title_full_unstemmed |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
title_sort |
É possível levar a física quântica para o ensino médio? |
author |
Pinto, Alexandre Custódio |
author_facet |
Pinto, Alexandre Custódio Zanetic, João |
author_role |
author |
author2 |
Zanetic, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Alexandre Custódio Zanetic, João |
description |
Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873/6333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 16 n. 1 (1999); 7-34 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570329645056 |