Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ágora (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380 |
Resumo: | Tomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade. |
id |
UFSC-20_2bbb4cbe2f4cd0796f39dec51720dda9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/380 |
network_acronym_str |
UFSC-20 |
network_name_str |
Ágora (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido políticoHistóriaMemóriaEnsinoPolíticaTomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade.CIN - CED - UFSC2012-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 21 No. 43 (2011); 59-72ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 21 n. 43 (2011); 59-722763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Carlos Eduardo dos2022-11-21T14:11:59Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/380Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:59Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
title |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
spellingShingle |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político Reis, Carlos Eduardo dos História Memória Ensino Política |
title_short |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
title_full |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
title_fullStr |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
title_full_unstemmed |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
title_sort |
Memória e história: o ensino de história e seu sentido político |
author |
Reis, Carlos Eduardo dos |
author_facet |
Reis, Carlos Eduardo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Carlos Eduardo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Memória Ensino Política |
topic |
História Memória Ensino Política |
description |
Tomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion palavras chaves |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380 |
url |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIN - CED - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
CIN - CED - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 21 No. 43 (2011); 59-72 ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 21 n. 43 (2011); 59-72 2763-9045 0103-3557 reponame:Ágora (Florianópolis. Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Ágora (Florianópolis. Online) |
collection |
Ágora (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br |
_version_ |
1789435162891649024 |