Memória e história: o ensino de história e seu sentido político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Eduardo dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ágora (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380
Resumo: Tomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade.
id UFSC-20_2bbb4cbe2f4cd0796f39dec51720dda9
oai_identifier_str oai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/380
network_acronym_str UFSC-20
network_name_str Ágora (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Memória e história: o ensino de história e seu sentido políticoHistóriaMemóriaEnsinoPolíticaTomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade.CIN - CED - UFSC2012-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpalavras chavesapplication/pdfhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 21 No. 43 (2011); 59-72ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 21 n. 43 (2011); 59-722763-90450103-3557reponame:Ágora (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380/pdfCopyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Carlos Eduardo dos2022-11-21T14:11:59Zoai:ojs.agora.emnuvens.com.br:article/380Revistahttps://agora.emnuvens.com.br/raPUBhttps://agora.emnuvens.com.br/ra/oairevista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br2763-90450103-3557opendoar:2022-11-21T14:11:59Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
title Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
spellingShingle Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
Reis, Carlos Eduardo dos
História
Memória
Ensino
Política
title_short Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
title_full Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
title_fullStr Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
title_full_unstemmed Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
title_sort Memória e história: o ensino de história e seu sentido político
author Reis, Carlos Eduardo dos
author_facet Reis, Carlos Eduardo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos Eduardo dos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Memória
Ensino
Política
topic História
Memória
Ensino
Política
description Tomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
palavras chaves
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380
url https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
publisher.none.fl_str_mv CIN - CED - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv ÁGORA: Arquivologia em debate; Vol. 21 No. 43 (2011); 59-72
ÁGORA: Arquivologia em debate; v. 21 n. 43 (2011); 59-72
2763-9045
0103-3557
reponame:Ágora (Florianópolis. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ágora (Florianópolis. Online)
collection Ágora (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Ágora (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv revista.agora@contato.ufsc.br||ursula.blattmann@ufsc.br
_version_ 1789435162891649024