A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mix Sustentável (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos. |
id |
UFSC-22_d6fd5cebe94fe2e7bd46381b7a399584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1865 |
network_acronym_str |
UFSC-22 |
network_name_str |
Mix Sustentável (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILSustentabilidadeEnsinoEste estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.UFSC - Federal University of Santa Catarina2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/186510.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-1182447-30732447-0899reponame:Mix Sustentável (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865/1063Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalegari, Eliana Paulade Oliveira, Branca Freitas2022-12-07T13:51:33Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1865Revistahttp://mixsustentavel.paginas.ufsc.br/apresentacao-2/PUBhttp://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/oailisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com2447-30732447-0899opendoar:2022-12-07T13:51:33Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Calegari, Eliana Paula Sustentabilidade Ensino |
title_short |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
Calegari, Eliana Paula |
author_facet |
Calegari, Eliana Paula de Oliveira, Branca Freitas |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Branca Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calegari, Eliana Paula de Oliveira, Branca Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Ensino |
topic |
Sustentabilidade Ensino |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118 |
url |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865 |
identifier_str_mv |
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865/1063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MIX Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC - Federal University of Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118 MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118 2447-3073 2447-0899 reponame:Mix Sustentável (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Mix Sustentável (Online) |
collection |
Mix Sustentável (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mix Sustentável (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
lisiane.librelotto@ufsc.br||mixsustentavel@gmail.com |
_version_ |
1798325229234159616 |