A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calegari, Eliana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Branca Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240267
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design.  A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.
id UFSC_5a987c0b0e8973907fd11819150c0cfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240267
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILSustentabilidadeEnsinoEste estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design.  A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.UFSC - Federal University of Santa Catarina2017-03-122022-09-29T13:23:49Z2022-09-29T13:23:49Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/186510.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240267Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-1182447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865/1063Copyright (c) 2017 MIX Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalegari, Eliana Paulade Oliveira, Branca Freitas2022-09-29T13:23:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-29T13:23:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
spellingShingle A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Calegari, Eliana Paula
Sustentabilidade
Ensino
title_short A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_fullStr A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full_unstemmed A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_sort A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
author Calegari, Eliana Paula
author_facet Calegari, Eliana Paula
de Oliveira, Branca Freitas
author_role author
author2 de Oliveira, Branca Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calegari, Eliana Paula
de Oliveira, Branca Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Ensino
topic Sustentabilidade
Ensino
description Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design.  A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-12
2022-09-29T13:23:49Z
2022-09-29T13:23:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865
10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240267
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240267
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1865/1063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MIX Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 3 No. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118
MIX Sustentável; v. 3 n. 1 (2017): Mix Sustentável (edição regular); 109-118
2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652069936037889