La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delizoicov, Demétrio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486
Resumo: É realizada uma revisão crítica da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar tendo como referência três projetos de educação em ciências, um desenvolvido na África, na Guiné Bissau, e dois no Brasil, um na região nordeste e outro na cidade de São Paulo. A meta principal destes projetos foi a elaboração de currículos escolares e programas de ensino de ciências considerando os contextos regionais e locais, fazendo uso dos conceitos freirianos de temas geradores e de investigação temática. Os projetos organizados em torno de um programa de pesquisa possibilitaram também realizar intervenção em escolas do sistema público destas três regiões geográficas, articulando formação continuada de professores, proposição de práticas docentes e elaboração de material didático, tendo em vista as necessidades originadas na implantação de currículos e programas de ensino a partir de temas geradores.
id UFSC-23_0880ada0f05c7ff8d76192fd14807b81
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37486
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo FreireÉ realizada uma revisão crítica da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar tendo como referência três projetos de educação em ciências, um desenvolvido na África, na Guiné Bissau, e dois no Brasil, um na região nordeste e outro na cidade de São Paulo. A meta principal destes projetos foi a elaboração de currículos escolares e programas de ensino de ciências considerando os contextos regionais e locais, fazendo uso dos conceitos freirianos de temas geradores e de investigação temática. Os projetos organizados em torno de um programa de pesquisa possibilitaram também realizar intervenção em escolas do sistema público destas três regiões geográficas, articulando formação continuada de professores, proposição de práticas docentes e elaboração de material didático, tendo em vista as necessidades originadas na implantação de currículos e programas de ensino a partir de temas geradores.Universidade Federal de Santa Catarina2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 37-621982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486/28782Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDelizoicov, Demétrio2019-04-12T15:27:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37486Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T15:27:01Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
title La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
spellingShingle La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
Delizoicov, Demétrio
title_short La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
title_full La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
title_fullStr La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
title_full_unstemmed La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
title_sort La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire
author Delizoicov, Demétrio
author_facet Delizoicov, Demétrio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delizoicov, Demétrio
description É realizada uma revisão crítica da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar tendo como referência três projetos de educação em ciências, um desenvolvido na África, na Guiné Bissau, e dois no Brasil, um na região nordeste e outro na cidade de São Paulo. A meta principal destes projetos foi a elaboração de currículos escolares e programas de ensino de ciências considerando os contextos regionais e locais, fazendo uso dos conceitos freirianos de temas geradores e de investigação temática. Os projetos organizados em torno de um programa de pesquisa possibilitaram também realizar intervenção em escolas do sistema público destas três regiões geográficas, articulando formação continuada de professores, proposição de práticas docentes e elaboração de material didático, tendo em vista as necessidades originadas na implantação de currículos e programas de ensino a partir de temas geradores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37486/28782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2008); 37-62
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452191612928