Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grasseli, Fernandes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Giongo, Ieda Maria, Quartieri, Marli Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo examinar as regras matemáticas que emergem quando um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um pequeno município do Rio Grande do Sul analisa questões vinculadas à cultura da vitivinicultura e quais os sentidos atribuídos, por esses alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. Tendo como referencial teórico o campo da Etnomatemática, o material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do professor pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas com agricultores da região, material escrito e produzido pelos alunos e observações em uma Tanoaria do Município. A investigação permitiu evidenciar que: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, referiam-se a estas por meio de regras presentes na matemática escolar.
id UFSC-23_0a6e41a75e588a9ccf12d18a873cb3b4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37998
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da EtnomatemáticaO presente trabalho tem por objetivo examinar as regras matemáticas que emergem quando um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um pequeno município do Rio Grande do Sul analisa questões vinculadas à cultura da vitivinicultura e quais os sentidos atribuídos, por esses alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. Tendo como referencial teórico o campo da Etnomatemática, o material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do professor pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas com agricultores da região, material escrito e produzido pelos alunos e observações em uma Tanoaria do Município. A investigação permitiu evidenciar que: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, referiam-se a estas por meio de regras presentes na matemática escolar.Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 191-2061982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998/28999Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrasseli, FernandesGiongo, Ieda MariaQuartieri, Marli Teresinha2019-04-11T15:04:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37998Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:04:50Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
title Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
spellingShingle Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
Grasseli, Fernandes
title_short Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
title_full Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
title_fullStr Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
title_full_unstemmed Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
title_sort Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática
author Grasseli, Fernandes
author_facet Grasseli, Fernandes
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
author_role author
author2 Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grasseli, Fernandes
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
description O presente trabalho tem por objetivo examinar as regras matemáticas que emergem quando um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um pequeno município do Rio Grande do Sul analisa questões vinculadas à cultura da vitivinicultura e quais os sentidos atribuídos, por esses alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. Tendo como referencial teórico o campo da Etnomatemática, o material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do professor pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas com agricultores da região, material escrito e produzido pelos alunos e observações em uma Tanoaria do Município. A investigação permitiu evidenciar que: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, referiam-se a estas por meio de regras presentes na matemática escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37998/28999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 191-206
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262246518784