Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappelle, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Munford, Danusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p123
Resumo: Nesse trabalho investigamos os desenhos produzidos por crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante uma sequência didática sobre adaptação, enfocando o cuidado parental. Assumimos que os desenhos têm um papel importante para a inserção das crianças em práticas de letramento científico e que o engajamento das crianças com a produção dessas representações resulta de sua interação com os pares, professora e objetos de conhecimento. O referencial teórico é baseado em estudos do campo da multimodalidade, semiótica social e letramento científico.  As fontes de dados incluem: observação participante, registro em vídeo, anotações em caderno de campo e coleta de artefatos. Em nossas análises contrastamos os desenhos e os textos escritos, considerando vários aspectos. Os resultados indicam que os desenhos das crianças incorporam formas de representação particularmente valorizadas pela Ciência. Esperamos contribuir para fomentar o debate sobre o potencial dos desenhos para a aprendizagem de conceitos científicos. 
id UFSC-23_0d6499d272039f2341e748e0297db87b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/39390
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalNesse trabalho investigamos os desenhos produzidos por crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante uma sequência didática sobre adaptação, enfocando o cuidado parental. Assumimos que os desenhos têm um papel importante para a inserção das crianças em práticas de letramento científico e que o engajamento das crianças com a produção dessas representações resulta de sua interação com os pares, professora e objetos de conhecimento. O referencial teórico é baseado em estudos do campo da multimodalidade, semiótica social e letramento científico.  As fontes de dados incluem: observação participante, registro em vídeo, anotações em caderno de campo e coleta de artefatos. Em nossas análises contrastamos os desenhos e os textos escritos, considerando vários aspectos. Os resultados indicam que os desenhos das crianças incorporam formas de representação particularmente valorizadas pela Ciência. Esperamos contribuir para fomentar o debate sobre o potencial dos desenhos para a aprendizagem de conceitos científicos. Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p12310.5007/1982-5153.2015v8n2p123Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 123-1421982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p123/29499Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCappelle, VanessaMunford, Danusa2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39390Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Cappelle, Vanessa
title_short Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
author Cappelle, Vanessa
author_facet Cappelle, Vanessa
Munford, Danusa
author_role author
author2 Munford, Danusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappelle, Vanessa
Munford, Danusa
description Nesse trabalho investigamos os desenhos produzidos por crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante uma sequência didática sobre adaptação, enfocando o cuidado parental. Assumimos que os desenhos têm um papel importante para a inserção das crianças em práticas de letramento científico e que o engajamento das crianças com a produção dessas representações resulta de sua interação com os pares, professora e objetos de conhecimento. O referencial teórico é baseado em estudos do campo da multimodalidade, semiótica social e letramento científico.  As fontes de dados incluem: observação participante, registro em vídeo, anotações em caderno de campo e coleta de artefatos. Em nossas análises contrastamos os desenhos e os textos escritos, considerando vários aspectos. Os resultados indicam que os desenhos das crianças incorporam formas de representação particularmente valorizadas pela Ciência. Esperamos contribuir para fomentar o debate sobre o potencial dos desenhos para a aprendizagem de conceitos científicos. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p123
10.5007/1982-5153.2015v8n2p123
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p123
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n2p123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p123/29499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 123-142
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453109116928