Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ângela Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21079
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d117aa44f623c1e43cf7f251a5e8876f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários372.4537.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste trabalho apresenta o caminho investigativo percorrido durante uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 2º ano de escolaridade. A questão que levou à formulação deste projeto de intervenção foi a do interesse em conhecer o impacto de estratégias de intervenção na iniciação dos alunos na aprendizagem dos processos de escrita de texto, tendo como base a competência de aprender a aprender. A intervenção pedagógica desenhada configurou-se como um projeto de investigação-ação e, como tal, teve fins pedagógicos, acima referidos, e fins investigativos. Com efeito, através da realização deste projeto foi meu objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as minhas práticas pedagógicas na área em estudo, permitindo, deste modo, o desenvolvimento de competências profissionais. A intervenção pedagógica consistiu na implementação de dois ciclos de escrita situados num contexto de comunicação real, durante os quais promovi o ensino e a aprendizagem explícitos da planificação, textualização e revisão de textos. Durante essa intervenção, recorri a diversificados instrumentos de recolha de dados: avaliações iniciais e finais dos conhecimentos dos alunos sobre processos de escrita, a mobilização desses conhecimentos em situações de escrita de texto e momentos de autoavaliação sobre aprendizagens construídas. Uma outra fonte de dados utilizada foi o meu diário reflexivo. A análise dos dados recolhidos, durante este projeto de intervenção, foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa. Os resultados obtidos revelaram que as crianças construíram saberes sobre os processos de escrita de texto e conseguiram identificar e nomear essas aprendizagens. Os alunos deram mostras de ter aprendido explicitamente estratégias que poderão mobilizar em futuras situações de escrita. O destinatário e a finalidade dos textos construídos pelas crianças foram os aspetos que trouxeram motivação e significado às aprendizagens. O relato deste projeto termina com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências profissionais, de que destaco o desenvolvimento da própria capacidade reflexiva.This study presents an action research project that was carried out with a second grade class. The intervention project began with the interest of understanding the impact of some pedagogical strategies upon the learning process of writing non-literary texts, taking the competence of learning how to learn as the main cornerstone. Besides these pedagogical aims, the pedagogical intervention had investigative purposes as well, namely to understand, improve and assess the teaching practices in the area under study in order to promote the development of professional competence. The pedagogical intervention consisted on the implementation of two writing cycles situated in a context of real communication, in which the teaching and learning of planning, translating and revision of texts were promoted (Flower & Hayes, 1981). During this intervention, different instruments of data collection were used: initial and final evaluations of students' knowledge about the processes of writing, text composing and self-evaluation about the learning consciously constructed. Another source of data used in the project was the reflective diary. The analysis of data was predominantly qualitative and in some cases quantitative. The results showed that children constructed knowledge about the processes of writing texts and could identify and name such learning. The students revealed having learned explicitly strategies that can be used in future writing situations. The addressee and the purpose of the texts constructed by children brought meaning and motivation to the learning process. The report ends with a reflection about the impact of this practicum project upon the development of teaching professional capacities, with an emphasis upon the development of reflection.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoMagalhães, Ângela Sousa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:55.343415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
title Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
spellingShingle Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
Magalhães, Ângela Sousa
372.45
37.015.3
title_short Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
title_full Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
title_fullStr Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
title_full_unstemmed Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
title_sort Iniciando a construção do processo de aprender a aprender : aprender a escrever textos não literários
author Magalhães, Ângela Sousa
author_facet Magalhães, Ângela Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Iris Susana Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ângela Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 372.45
37.015.3
topic 372.45
37.015.3
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21079
url http://hdl.handle.net/1822/21079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132702025187328