Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Rezende, Izabelle Maria Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coutinho, Anderson da Silva, Folena Araújo, Monica Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158
Resumo: Considerando o caráter transversal e contínuo da Educação Ambiental (EA) no ensino formal, e, compreendendo o estudo do homem como um tema da Biologia que possibilita articular todos os assuntos desta disciplina para compreender a percepção das relações homem-ambiente; propomos uma investigação sobre a abordagem da EA na Fisiologia Humana. A pesquisa objetiva analisar como a EA é abordada na Fisiologia Humana no Ensino Médio. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa. Os professores relataram que o ensino da Fisiologia Humana pode ser atrelado à EA, possibilitando ao estudante uma formação para cidadania e para responsabilidade socioambiental. A pesquisa foi um necessário momento de reflexão e reformulação das concepções da relação entre EA e Fisiologia Humana e da prática docente da EA na Biologia. 
id UFSC-23_1f45b4135bac671c7c6f2e0fdf1402d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38158
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologiaConsiderando o caráter transversal e contínuo da Educação Ambiental (EA) no ensino formal, e, compreendendo o estudo do homem como um tema da Biologia que possibilita articular todos os assuntos desta disciplina para compreender a percepção das relações homem-ambiente; propomos uma investigação sobre a abordagem da EA na Fisiologia Humana. A pesquisa objetiva analisar como a EA é abordada na Fisiologia Humana no Ensino Médio. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa. Os professores relataram que o ensino da Fisiologia Humana pode ser atrelado à EA, possibilitando ao estudante uma formação para cidadania e para responsabilidade socioambiental. A pesquisa foi um necessário momento de reflexão e reformulação das concepções da relação entre EA e Fisiologia Humana e da prática docente da EA na Biologia. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 211-2261982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158/29100Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Rezende, Izabelle Maria NascimentoCoutinho, Anderson da SilvaFolena Araújo, Monica Lopes2019-04-11T15:17:03Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38158Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:17:03Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
title Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
spellingShingle Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
de Rezende, Izabelle Maria Nascimento
title_short Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
title_full Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
title_fullStr Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
title_sort Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
author de Rezende, Izabelle Maria Nascimento
author_facet de Rezende, Izabelle Maria Nascimento
Coutinho, Anderson da Silva
Folena Araújo, Monica Lopes
author_role author
author2 Coutinho, Anderson da Silva
Folena Araújo, Monica Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Rezende, Izabelle Maria Nascimento
Coutinho, Anderson da Silva
Folena Araújo, Monica Lopes
description Considerando o caráter transversal e contínuo da Educação Ambiental (EA) no ensino formal, e, compreendendo o estudo do homem como um tema da Biologia que possibilita articular todos os assuntos desta disciplina para compreender a percepção das relações homem-ambiente; propomos uma investigação sobre a abordagem da EA na Fisiologia Humana. A pesquisa objetiva analisar como a EA é abordada na Fisiologia Humana no Ensino Médio. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa. Os professores relataram que o ensino da Fisiologia Humana pode ser atrelado à EA, possibilitando ao estudante uma formação para cidadania e para responsabilidade socioambiental. A pesquisa foi um necessário momento de reflexão e reformulação das concepções da relação entre EA e Fisiologia Humana e da prática docente da EA na Biologia. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38158/29100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 211-226
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263428263936