Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690 |
Resumo: | São realizadas considerações sobre a temporalidade das teorias científicas, baseadas em análises histórico-epistemológicas, e sobre o lugar em que conhecimentos científicos se originam, tendo por base a proposição de Milton Santos a respeito da formação social do espaço, com a finalidade de se examinar a relação entre a dimensão espaço-temporal da Ciência-Tecnologia (CT) e a sua não-neutralidade. Argumenta-se que essa não-neutralidade tem dois aspectos indissociáveis: um relativo à demanda e o outro relacionado à formulação científica de problemas originários da demanda e à correspondente busca de suas soluções. Destaca-se que a universalidade contida nas teorias científicas não implica, necessariamente, na universalização da demanda relacionada à CT. Com esta perspectiva relaciona-se CT e a pesquisa em educação em ciências e propõe-se que se obtenham demandas localizadas através de uma investigação temática, conforme proposição de Paulo Freire, considerando que a educação em CT é um dos elementos da formação social do espaço. |
id |
UFSC-23_3306e593a6a7f664c51e6d0dda08fff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37690 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidadeSão realizadas considerações sobre a temporalidade das teorias científicas, baseadas em análises histórico-epistemológicas, e sobre o lugar em que conhecimentos científicos se originam, tendo por base a proposição de Milton Santos a respeito da formação social do espaço, com a finalidade de se examinar a relação entre a dimensão espaço-temporal da Ciência-Tecnologia (CT) e a sua não-neutralidade. Argumenta-se que essa não-neutralidade tem dois aspectos indissociáveis: um relativo à demanda e o outro relacionado à formulação científica de problemas originários da demanda e à correspondente busca de suas soluções. Destaca-se que a universalidade contida nas teorias científicas não implica, necessariamente, na universalização da demanda relacionada à CT. Com esta perspectiva relaciona-se CT e a pesquisa em educação em ciências e propõe-se que se obtenham demandas localizadas através de uma investigação temática, conforme proposição de Paulo Freire, considerando que a educação em CT é um dos elementos da formação social do espaço.Universidade Federal de Santa Catarina2011-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 247-2731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690/28861Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDelizoicov, DemétrioAuler, Décio2019-04-09T17:20:25Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37690Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:20:25Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
title |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
spellingShingle |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade Delizoicov, Demétrio |
title_short |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
title_full |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
title_fullStr |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
title_full_unstemmed |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
title_sort |
Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade |
author |
Delizoicov, Demétrio |
author_facet |
Delizoicov, Demétrio Auler, Décio |
author_role |
author |
author2 |
Auler, Décio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delizoicov, Demétrio Auler, Décio |
description |
São realizadas considerações sobre a temporalidade das teorias científicas, baseadas em análises histórico-epistemológicas, e sobre o lugar em que conhecimentos científicos se originam, tendo por base a proposição de Milton Santos a respeito da formação social do espaço, com a finalidade de se examinar a relação entre a dimensão espaço-temporal da Ciência-Tecnologia (CT) e a sua não-neutralidade. Argumenta-se que essa não-neutralidade tem dois aspectos indissociáveis: um relativo à demanda e o outro relacionado à formulação científica de problemas originários da demanda e à correspondente busca de suas soluções. Destaca-se que a universalidade contida nas teorias científicas não implica, necessariamente, na universalização da demanda relacionada à CT. Com esta perspectiva relaciona-se CT e a pesquisa em educação em ciências e propõe-se que se obtenham demandas localizadas através de uma investigação temática, conforme proposição de Paulo Freire, considerando que a educação em CT é um dos elementos da formação social do espaço. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690/28861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2011); 247-273 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261122445312 |