A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jane Raquel Silva de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionandose criticamente diante de tais aspectos.
id UFSC-23_5644cc96692f6e3127109332127461e6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37548
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de QuímicaEste trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionandose criticamente diante de tais aspectos.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 89-1151982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548/28836Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jane Raquel Silva deQueiroz, Salete Linhares2019-04-09T17:13:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37548Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:13:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
title A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
spellingShingle A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
Oliveira, Jane Raquel Silva de
title_short A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
title_full A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
title_fullStr A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
title_full_unstemmed A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
title_sort A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química
author Oliveira, Jane Raquel Silva de
author_facet Oliveira, Jane Raquel Silva de
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jane Raquel Silva de
Queiroz, Salete Linhares
description Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionandose criticamente diante de tais aspectos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37548/28836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 89-115
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261097279488