O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Elaine Cristine do Amarante
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Landim, Myrna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219
Resumo: Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. 
id UFSC-23_5762425cf9320804ae79572995a13378
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38219
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipanoOs livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. Universidade Federal de Santa Catarina2014-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 137-1541982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219/29122Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Elaine Cristine do AmaranteLandim, Myrna2019-04-12T14:20:44Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38219Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-12T14:20:44Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
title O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
spellingShingle O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
Matos, Elaine Cristine do Amarante
title_short O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
title_full O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
title_fullStr O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
title_full_unstemmed O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
title_sort O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano
author Matos, Elaine Cristine do Amarante
author_facet Matos, Elaine Cristine do Amarante
Landim, Myrna
author_role author
author2 Landim, Myrna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Elaine Cristine do Amarante
Landim, Myrna
description Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219/29122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2014); 137-154
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263452381184