A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p113 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar. |
id |
UFSC-23_5bfba2630aee545db5fc8cebc0992958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/41991 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensinoEste artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar. Universidade Federal de Santa Catarina2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p11310.5007/1982-5153.2015v8n3p113Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 113-1301982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p113/30548Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessZabel, MaríliaMalheiros, Ana Paula dos Santos2017-08-24T17:45:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41991Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:45:42Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
title |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
spellingShingle |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino Zabel, Marília |
title_short |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
title_full |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
title_fullStr |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
title_full_unstemmed |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
title_sort |
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino |
author |
Zabel, Marília |
author_facet |
Zabel, Marília Malheiros, Ana Paula dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Malheiros, Ana Paula dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zabel, Marília Malheiros, Ana Paula dos Santos |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p113 10.5007/1982-5153.2015v8n3p113 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p113 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n3p113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p113/30548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 113-130 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313453151059969 |