Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712
Resumo: Neste texto buscamos compreender aspectos da relação entre a formação do professor das ciências da natureza e o discurso pedagógico praticado na escola básica e nas licenciaturas. Focalizamos especificamente o professor de física e o discurso que incorpora a metalinguagem formal com a qual a física é produzida. A análise do discurso pedagógico se sustenta em noções da análise do discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. A partir da análise buscamos evidenciar a adequação de se substituir o discurso autoritário pelo polêmico, que ocorre quando cada interlocutor procura direcionar o referente do discurso. 
id UFSC-23_71ef800725fd564c28bfbee265d92d2f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37712
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de físicaNeste texto buscamos compreender aspectos da relação entre a formação do professor das ciências da natureza e o discurso pedagógico praticado na escola básica e nas licenciaturas. Focalizamos especificamente o professor de física e o discurso que incorpora a metalinguagem formal com a qual a física é produzida. A análise do discurso pedagógico se sustenta em noções da análise do discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. A partir da análise buscamos evidenciar a adequação de se substituir o discurso autoritário pelo polêmico, que ocorre quando cada interlocutor procura direcionar o referente do discurso. Universidade Federal de Santa Catarina2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 29-411982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712/28886Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria José Pereira Monteiro de2019-04-11T14:26:23Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37712Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:26:23Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
title Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
spellingShingle Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
title_short Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
title_full Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
title_fullStr Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
title_full_unstemmed Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
title_sort Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física
author Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author_facet Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
description Neste texto buscamos compreender aspectos da relação entre a formação do professor das ciências da natureza e o discurso pedagógico praticado na escola básica e nas licenciaturas. Focalizamos especificamente o professor de física e o discurso que incorpora a metalinguagem formal com a qual a física é produzida. A análise do discurso pedagógico se sustenta em noções da análise do discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. A partir da análise buscamos evidenciar a adequação de se substituir o discurso autoritário pelo polêmico, que ocorre quando cada interlocutor procura direcionar o referente do discurso. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37712/28886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 2 (2012): Edição Especial; 29-41
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452246138880