Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richetti, Graziela Piccoli
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alves Filho, José de Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916
Resumo: Neste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino.
id UFSC-23_7781e9c55276d2a8aa5007edb94bcb27
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37916
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e TecnológicaNeste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 85-1081982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916/28953Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRichetti, Graziela PiccoliAlves Filho, José de Pinho2019-04-03T11:00:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37916Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-03T11:00:53Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
title Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
spellingShingle Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
Richetti, Graziela Piccoli
title_short Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
title_full Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
title_fullStr Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
title_full_unstemmed Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
title_sort Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
author Richetti, Graziela Piccoli
author_facet Richetti, Graziela Piccoli
Alves Filho, José de Pinho
author_role author
author2 Alves Filho, José de Pinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richetti, Graziela Piccoli
Alves Filho, José de Pinho
description Neste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916/28953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 85-108
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262197235712