Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916 |
Resumo: | Neste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino. |
id |
UFSC-23_7781e9c55276d2a8aa5007edb94bcb27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37916 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e TecnológicaNeste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 85-1081982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916/28953Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRichetti, Graziela PiccoliAlves Filho, José de Pinho2019-04-03T11:00:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37916Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-03T11:00:53Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
title |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
spellingShingle |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica Richetti, Graziela Piccoli |
title_short |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
title_full |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
title_fullStr |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
title_sort |
Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica |
author |
Richetti, Graziela Piccoli |
author_facet |
Richetti, Graziela Piccoli Alves Filho, José de Pinho |
author_role |
author |
author2 |
Alves Filho, José de Pinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richetti, Graziela Piccoli Alves Filho, José de Pinho |
description |
Neste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37916/28953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2009); 85-108 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262197235712 |