Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695
Resumo: A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida com frequência por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas e os objetivos buscados quando textos de divulgação científica são empregados como recurso didático no ensino de ciências, no contexto nacional. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin.
id UFSC-23_7c810a16224fc30f1b66896476747ab6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37695
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisãoA utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida com frequência por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas e os objetivos buscados quando textos de divulgação científica são empregados como recurso didático no ensino de ciências, no contexto nacional. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin.Universidade Federal de Santa Catarina2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 3-311982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695/28866Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciana Nobre de AbreuQueiroz, Salete Linhares2019-04-09T17:22:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37695Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:22:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
title Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
spellingShingle Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
title_short Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
title_full Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
title_fullStr Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
title_full_unstemmed Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
title_sort Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão
author Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
author_facet Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
Queiroz, Salete Linhares
description A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida com frequência por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Neste trabalho identificamos, por meio de uma revisão da literatura, as pesquisas realizadas e os objetivos buscados quando textos de divulgação científica são empregados como recurso didático no ensino de ciências, no contexto nacional. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695/28866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 3-31
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261127688192