Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldow, Rodrigo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro Júnior, Francisco Nairon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013
Resumo: A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência,principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história daciência no ensino da ciência.
id UFSC-23_7cfb76117956caa5c80231a6201a5f8e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38013
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmicaA Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência,principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história daciência no ensino da ciência.Universidade Federal de Santa Catarina2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 03-191982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013/29013Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldow, RodrigoMonteiro Júnior, Francisco Nairon2019-04-09T14:10:51Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38013Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:10:51Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
title Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
spellingShingle Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
Baldow, Rodrigo
title_short Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
title_full Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
title_fullStr Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
title_full_unstemmed Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
title_sort Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica
author Baldow, Rodrigo
author_facet Baldow, Rodrigo
Monteiro Júnior, Francisco Nairon
author_role author
author2 Monteiro Júnior, Francisco Nairon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldow, Rodrigo
Monteiro Júnior, Francisco Nairon
description A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência,principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história daciência no ensino da ciência.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013/29013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 03-19
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452608946177