A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174 |
Resumo: | O presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem. |
id |
UFSC-23_8e19920a0f463c2d12369b3a5f202ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38174 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de físicaO presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 3-221982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174/29105Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Clecli WernerDarroz, Luiz Marceloda Rosa, Álvaro Becker2019-04-11T15:30:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38174Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:30:17Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
title |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
spellingShingle |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física da Rosa, Clecli Werner |
title_short |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
title_full |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
title_fullStr |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
title_full_unstemmed |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
title_sort |
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física |
author |
da Rosa, Clecli Werner |
author_facet |
da Rosa, Clecli Werner Darroz, Luiz Marcelo da Rosa, Álvaro Becker |
author_role |
author |
author2 |
Darroz, Luiz Marcelo da Rosa, Álvaro Becker |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Clecli Werner Darroz, Luiz Marcelo da Rosa, Álvaro Becker |
description |
O presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38174/29105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 3-22 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313452950781952 |