Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533 |
Resumo: | Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química. |
id |
UFSC-23_960d85cdb70fb6636a3e087ec6173811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37533 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em químicaEste artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 3-251982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533/38206Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Nyuara Araújo da SilvaSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa2019-04-09T17:12:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37533Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:12:19Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
title |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
spellingShingle |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
title_short |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
title_full |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
title_fullStr |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
title_sort |
Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química |
author |
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
author_facet |
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
description |
Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533/38206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 3-25 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261092036608 |