Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533
Resumo: Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.
id UFSC-23_960d85cdb70fb6636a3e087ec6173811
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37533
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em químicaEste artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.Universidade Federal de Santa Catarina2011-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 3-251982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533/38206Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Nyuara Araújo da SilvaSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa2019-04-09T17:12:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37533Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:12:19Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
title Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
spellingShingle Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
title_short Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
title_full Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
title_fullStr Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
title_full_unstemmed Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
title_sort Intencionalidades reveladas: análise dos diálogos estabelecidos na elaboração conjunta de um projeto pedagógico de curso de licenciatura em química
author Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
author_facet Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author_role author
author2 Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
description Este artigo discute as concepções dos sujeitos envolvidos na elaboração de um projeto pedagógico de curso (PPC) de licenciatura em química a partir da análise textual discursiva. Durante a análise, investigou-se como e de que forma tais concepções podem influenciar o PPC que representa um documento norteador dos caminhos de concretização da proposta pedagógica para o curso em questão. Observou-se que há certo embate ideológico entreos professores formadores da área técnica e os professores formadores da área de ensino de Química. As divergências transpareceram principalmente em relação ao perfil do licenciado que se quer formar em decorrência da visão positivista arraigada no contexto dos saberes docentes dos formadores da área técnica. Dessa forma, torna-se importante a atitude crítico-reflexiva ao elaborar uma proposta que contemple de forma mais abrangente todas as concepções que temos sobre qual o perfil ideal para o licenciado em Química.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37533/38206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 1 (2011); 3-25
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843261092036608