Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Mattos, Cristiano Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955
Resumo: Neste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidiana
id UFSC-23_a2538d20c9015005f0ce924e6a8fe5c0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37955
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentaçãoNeste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidianaUniversidade Federal de Santa Catarina2013-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 53-791982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955/28983Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSodré, Fernanda Cavaliere Ribeirode Mattos, Cristiano Rodrigues2019-04-11T15:03:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37955Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:03:58Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
title Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
spellingShingle Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro
title_short Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
title_full Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
title_fullStr Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
title_full_unstemmed Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
title_sort Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação
author Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro
author_facet Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro
de Mattos, Cristiano Rodrigues
author_role author
author2 de Mattos, Cristiano Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro
de Mattos, Cristiano Rodrigues
description Neste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidiana
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37955/28983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 53-79
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262227644416