Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015 |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. |
id |
UFSC-23_a735a66c2e26217ba709c20c93825c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38015 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambientalEste texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.Universidade Federal de Santa Catarina2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 51-761982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015/29015Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuso, LeandroBorges, Regina Maria Rabello2019-04-09T14:11:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38015Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:11:17Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
title |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
spellingShingle |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental Duso, Leandro |
title_short |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
title_full |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
title_fullStr |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
title_full_unstemmed |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
title_sort |
Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental |
author |
Duso, Leandro |
author_facet |
Duso, Leandro Borges, Regina Maria Rabello |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regina Maria Rabello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duso, Leandro Borges, Regina Maria Rabello |
description |
Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015/29015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 51-76 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262261198848 |