Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duso, Leandro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Borges, Regina Maria Rabello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.
id UFSC-23_a735a66c2e26217ba709c20c93825c9a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38015
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambientalEste texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.Universidade Federal de Santa Catarina2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 51-761982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015/29015Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuso, LeandroBorges, Regina Maria Rabello2019-04-09T14:11:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38015Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:11:17Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
title Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
spellingShingle Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
Duso, Leandro
title_short Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
title_full Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
title_fullStr Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
title_full_unstemmed Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
title_sort Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental
author Duso, Leandro
author_facet Duso, Leandro
Borges, Regina Maria Rabello
author_role author
author2 Borges, Regina Maria Rabello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duso, Leandro
Borges, Regina Maria Rabello
description Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38015/29015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 51-76
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262261198848