Habilidades técnicas versus habilidades estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37960 |
Resumo: | A importância da resolução de problemas para a ciência tem inspirado pesquisadores em educação a pensar estratégias didáticas centradas nesse processo. Porém, problemas científicos são diferentes dos cotidianos, uma vez que a resolução daqueles envolve processos de raciocínio extremamente elaborados e estruturados em uma linguagem matemática. Considerando que a Matemática estrutura o pensamento físico, apresentamos uma crítica à ingênua função ferramental comumente atribuída à matematização e a uma artificial tentativa de distinção entre problemas matemáticos e científicos. Partindo da hipótese de que a Matemática da Física é semanticamente diferente da ensinada nas aulas de Matemática, propomos uma classificação que permite distinguir habilidades técnicas – relacionadas aodomínio instrumental de algoritmos, regras, fórmulas – das habilidades estruturantes – associadas à capacidade de se fazer um uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela – e exemplificamos a aquisição destas com uma discussão que envolve o uso da trigonometria na resolução de problemas de Física. |
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