Habilidades cognitivas e metacognitivas do aluno com altas habilidades/superdotação na resolução de problemas em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jarci Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34928
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
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spelling Machado, Jarci MariaStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-05T15:24:44Z2020-08-05T15:24:44Z2013https://hdl.handle.net/1884/34928Orientadora: Profª Drª Tania StoltzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2013Inclui referênciasResumo: Objetivou-se nesta pesquisa identificar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas na resolução de situações problema de matemática de um aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), matematicamente talentoso, que frequenta o 6.º ano da Educação Básica. O pressuposto deste estudo é que alunos com AH/SD alcançam precocemente o pensamento hipotético dedutivo, próprio do estádio operatório-formal de Piaget. Encontra-se o pressuposto desta pesquisa fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, nos estudos de Sternberg & Davidson (1985) e na teoria de Joseph Renzulli (1986), quando esta aborda o superdotado acadêmico. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade de estudo de caso. A seleção do aluno iniciou com a aplicação de dez problemas específicos de lógica, e um questionário individual para 20 alunos com AH/SD que frequentam uma Sala de Recursos para alunos com AH/SD de uma escola da rede pública de ensino no município de Curitiba, PR. Dos 20 alunos que iniciaram este estudo, cinco atingiram o número de acertos exigidos no teste de lógica. Destes cinco alunos, apenas um seguiu com a pesquisa, por ser o mais jovem do grupo. Com este aluno foram trabalhadas atividades de matemática, buscando compreender, através de questionamentos realizados pela pesquisadora, os processos cognitivos e metacognitivos envolvidos na resolução dos exercícios. Ficou evidenciado que o aluno utilizou-se das seguintes estratégias cognitivas: identificação do tipo de problema, encontrando as ideias principais do enunciado e realizando os cálculos, regulação da sua ação através do pensar para resolver, dedução a partir de hipóteses, não somente através de uma observação do real. Quanto às estratégias metacognitivas, o aluno fez uso do pensar sobre seus pensamentos e da autorregulação, verificou se os objetivos foram atingidos nas atividades através da comparação dos processos e resultados, identificando as etapas do seu raciocínio. Utilizou-se do pensamento dedutivo ao resolver os problemas, fazendo uso da representação mental dos símbolos aritméticos, definindo as estratégias mais adequadas para sua resolução, formulando proposições e operando sobre elas. Esta forma de pensamento envolve uma dificuldade e um trabalho mental muito maior que o pensamento concreto, demonstrando estar no estádio operatório-formal antes da idade (12/15a) cronológica prevista na epistemologia genética de Piaget. O estudo sugere a possibilidade de desenvolvimento de uma espécie de intuição intelectual em pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.Abstract: The purpose of this study was to identify cognitive and metacognitive strategies used in solving mathematical problems by a High Ability/Gifted (HAG) 6th grade Elementary Education student with mathematical talent. The hypothesis of this study is that HAG students attain at an earlier age the hypothetical-deductive reasoning proper to Piaget's formal operational stage. This study's supposition is supported by Jean Piaget's Genetic Epistemology, the studies of Sternberg & Davidson (1985) and Joseph Renzulli's theory (1986) in as much as it refers to gifted students. It is a qualitative case study. The selection of the student began with the application of ten specific logic problems and an individual questionnaire with 20 HAG students who frequent a resource room for HAG students at a state school in the municipality of Curitiba. Five of the 20 twenty students who initially joined this study achieved the number of correct answers required by the logic test. Only one of these five students remained in the study, given that he was the youngest. Mathematical activities were undertaken with this student in the quest to understand, through questions asked by the researcher, the cognitive and metacognitive processes involved in solving the exercises. It was demonstrated that the student used the following cognitive strategies: identification of the type of problem, finding the main ideas in the statement and performing the calculations, regulating his action to find the solution, deduction based on hypotheses and not just based on observation of facts. With regard to metacognitive strategies, the student made use of thinking about his thoughts as well as self-regulation, verified whether the objectives of the activities had been achieved by comparing processes and results, as well as identifying the stages of his reasoning. He used deductive thinking when solving problems, making use of the mental representation of arithmetical symbols, defining the most adequate strategies for solving them, formulating propositions and performing operations on them. This form of thinking involves a degree of difficulty and mental effort much greater than with concrete thinking, demonstrating the occurrence of the formal operational stage before the chronological age (12/15 years) provided for in Piaget's genetic epistemology. The study suggests the possibility of the development of a kind of intellectual intuition in High Ability/Gifted people.251 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSuperdotadosSuperdotados - EducaçãoCognição em criançasSuperdotados - Rendimento escolarMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoHabilidades cognitivas e metacognitivas do aluno com altas habilidades/superdotação na resolução de problemas em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JARCI MARIA MACHADO.pdfapplication/pdf15542001https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34928/1/R%20-%20T%20-%20JARCI%20MARIA%20MACHADO.pdfd93476352fbb24a05d8d7d4245366f93MD51open accessTEXTR - T - JARCI MARIA MACHADO.pdf.txtExtracted Texttext/plain345475https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34928/2/R%20-%20T%20-%20JARCI%20MARIA%20MACHADO.pdf.txt2279640ef89b7d1fe5758068fa296d77MD52open accessTHUMBNAILR - T - JARCI MARIA MACHADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34928/3/R%20-%20T%20-%20JARCI%20MARIA%20MACHADO.pdf.jpg9f1ed9c5c8aba44e16e8fe778dfad4eeMD53open access1884/349282020-08-05 12:24:45.042open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-05T15:24:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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