Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Thiago
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Simões, Bruno Dos Santos, Trindade, Elizabeth Cristine Adam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021
Resumo: Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. 
id UFSC-23_b75a103e8964b410bbb00c735a1dae12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38021
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Tentativa de Superar Obstáculos de AprendizagemNeste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 121-1501982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021/29021Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, ThiagoSimões, Bruno Dos SantosTrindade, Elizabeth Cristine Adam2019-04-11T15:14:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38021Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:14:34Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
title Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
spellingShingle Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
Farias, Thiago
title_short Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
title_full Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
title_fullStr Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
title_full_unstemmed Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
title_sort Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
author Farias, Thiago
author_facet Farias, Thiago
Simões, Bruno Dos Santos
Trindade, Elizabeth Cristine Adam
author_role author
author2 Simões, Bruno Dos Santos
Trindade, Elizabeth Cristine Adam
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Thiago
Simões, Bruno Dos Santos
Trindade, Elizabeth Cristine Adam
description Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021/29021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 121-150
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313452915130368