Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. |
id |
UFSC-23_b75a103e8964b410bbb00c735a1dae12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38021 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tentativa de Superar Obstáculos de AprendizagemNeste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 121-1501982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021/29021Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, ThiagoSimões, Bruno Dos SantosTrindade, Elizabeth Cristine Adam2019-04-11T15:14:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38021Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:14:34Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
title |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
spellingShingle |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem Farias, Thiago |
title_short |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
title_full |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
title_fullStr |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
title_sort |
Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem |
author |
Farias, Thiago |
author_facet |
Farias, Thiago Simões, Bruno Dos Santos Trindade, Elizabeth Cristine Adam |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Bruno Dos Santos Trindade, Elizabeth Cristine Adam |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Thiago Simões, Bruno Dos Santos Trindade, Elizabeth Cristine Adam |
description |
Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38021/29021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 121-150 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313452915130368 |