A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilha, Phillip Vilanova
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Righi, Marcia Medianeira Toniasso, Rossi, Daniela Sastre, Soares, Félix Alexandre Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema. 
id UFSC-23_baf780fe57de80d377a2878547c847a7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38020
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º AnoO presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema. Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 107-1201982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020/29020Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessIlha, Phillip VilanovaRighi, Marcia Medianeira ToniassoRossi, Daniela SastreSoares, Félix Alexandre Antunes2019-04-11T15:14:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38020Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:14:17Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
title A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
spellingShingle A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
Ilha, Phillip Vilanova
title_short A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
title_full A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
title_fullStr A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
title_full_unstemmed A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
title_sort A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
author Ilha, Phillip Vilanova
author_facet Ilha, Phillip Vilanova
Righi, Marcia Medianeira Toniasso
Rossi, Daniela Sastre
Soares, Félix Alexandre Antunes
author_role author
author2 Righi, Marcia Medianeira Toniasso
Rossi, Daniela Sastre
Soares, Félix Alexandre Antunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilha, Phillip Vilanova
Righi, Marcia Medianeira Toniasso
Rossi, Daniela Sastre
Soares, Félix Alexandre Antunes
description O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38020/29020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 107-120
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262266441728