A história da matemática na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balestri, Rodrigo Dias
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017
Resumo: Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar eanalisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.
id UFSC-23_c3582b910b10fd17fe7e424d6e902048
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38017
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A história da matemática na formação inicial de professores de matemáticaNeste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar eanalisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.Universidade Federal de Santa Catarina2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 103-1201982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017/29017Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalestri, Rodrigo DiasCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2019-04-09T14:11:41Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38017Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T14:11:41Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
title A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
Balestri, Rodrigo Dias
title_short A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
title_full A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
title_sort A história da matemática na formação inicial de professores de matemática
author Balestri, Rodrigo Dias
author_facet Balestri, Rodrigo Dias
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
author2 Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestri, Rodrigo Dias
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
description Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar eanalisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38017/29017
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2010); 103-120
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262263296000