Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7 |
Resumo: | O presente artigo discute uma dimensão mais cultural do ensino de Botânica a partir do uso de memórias ilustradas dos alunos de licenciatura sobre essa temática. O trabalho tem como base a discussão da cegueira botânica e a importância de atribuir às plantas identidade e protagonismos nas intervenções de ensino e aprendizagem. Tal dimensão pode ser construída a partir do resgate das histórias, das memórias pessoais dos alunos, bem como das narrativas culturais sobre os personagens botânicos em filmes, documentários, música, poesias, ciências, literatura etc. O trabalho desenvolveu-se principalmente a partir dos desenhos e fotografias reunidos pelos alunos e as histórias a eles relacionadas ao longo de três encontros. Essa atividade levou para o ensino de botânica a utilização de imagens e cenários pouco explorados pelo currículo escolar, mas que, no decorrer das atividades, se mostraram potencializadores de uma experiência plena de sentido. |
id |
UFSC-23_c542515c8c8b7ca507a1e9494d4c5f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/39374 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicosO presente artigo discute uma dimensão mais cultural do ensino de Botânica a partir do uso de memórias ilustradas dos alunos de licenciatura sobre essa temática. O trabalho tem como base a discussão da cegueira botânica e a importância de atribuir às plantas identidade e protagonismos nas intervenções de ensino e aprendizagem. Tal dimensão pode ser construída a partir do resgate das histórias, das memórias pessoais dos alunos, bem como das narrativas culturais sobre os personagens botânicos em filmes, documentários, música, poesias, ciências, literatura etc. O trabalho desenvolveu-se principalmente a partir dos desenhos e fotografias reunidos pelos alunos e as histórias a eles relacionadas ao longo de três encontros. Essa atividade levou para o ensino de botânica a utilização de imagens e cenários pouco explorados pelo currículo escolar, mas que, no decorrer das atividades, se mostraram potencializadores de uma experiência plena de sentido.Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p710.5007/1982-5153.2015v8n2p7Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 7-201982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7/29492Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Clara de CarvalhoAmaral, Marise Basso2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39374Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
title |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
spellingShingle |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos Machado, Clara de Carvalho |
title_short |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
title_full |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
title_fullStr |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
title_full_unstemmed |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
title_sort |
Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos |
author |
Machado, Clara de Carvalho |
author_facet |
Machado, Clara de Carvalho Amaral, Marise Basso |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Marise Basso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Clara de Carvalho Amaral, Marise Basso |
description |
O presente artigo discute uma dimensão mais cultural do ensino de Botânica a partir do uso de memórias ilustradas dos alunos de licenciatura sobre essa temática. O trabalho tem como base a discussão da cegueira botânica e a importância de atribuir às plantas identidade e protagonismos nas intervenções de ensino e aprendizagem. Tal dimensão pode ser construída a partir do resgate das histórias, das memórias pessoais dos alunos, bem como das narrativas culturais sobre os personagens botânicos em filmes, documentários, música, poesias, ciências, literatura etc. O trabalho desenvolveu-se principalmente a partir dos desenhos e fotografias reunidos pelos alunos e as histórias a eles relacionadas ao longo de três encontros. Essa atividade levou para o ensino de botânica a utilização de imagens e cenários pouco explorados pelo currículo escolar, mas que, no decorrer das atividades, se mostraram potencializadores de uma experiência plena de sentido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7 10.5007/1982-5153.2015v8n2p7 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n2p7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p7/29492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 7-20 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843263478595584 |