Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p3 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento e síntese de pesquisas sobre estado da arte em CTS publicadas de 2008 a 2013 e analisa-las comparativamente com a produção com enfoque CTS publicada em quatro periódicos nacionais no período de 2009 a 2013. Foram sintetizados 13 trabalhos sobre estado da arte considerando: as bases de dados, período, objetivos e categorias analisadas; e analisados comparativamente com 21 artigos dos quatro periódicos a partir dos descritores: modalidade de formação e sujeitos investigados, foco temático, metodologias de coleta de dados e referenciais teóricos. Os resultados da comparação entre as pesquisas de estado da arte e as pesquisas do quinquênio considerado nos permitiram inferir que: a linha de pesquisa CTS permanece em processo de expansão; a Educação Básica e os professores continuam sendo a modalidade de formação e sujeitos mais investigados; as pesquisas têm priorizado como foco temático as implementações da abordagem CTS em sala de aula e as reflexões teóricas em busca de fundamentação baseada em autores nacionais, em especial nos pressupostos freireanos. |
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Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionaisEsta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento e síntese de pesquisas sobre estado da arte em CTS publicadas de 2008 a 2013 e analisa-las comparativamente com a produção com enfoque CTS publicada em quatro periódicos nacionais no período de 2009 a 2013. Foram sintetizados 13 trabalhos sobre estado da arte considerando: as bases de dados, período, objetivos e categorias analisadas; e analisados comparativamente com 21 artigos dos quatro periódicos a partir dos descritores: modalidade de formação e sujeitos investigados, foco temático, metodologias de coleta de dados e referenciais teóricos. Os resultados da comparação entre as pesquisas de estado da arte e as pesquisas do quinquênio considerado nos permitiram inferir que: a linha de pesquisa CTS permanece em processo de expansão; a Educação Básica e os professores continuam sendo a modalidade de formação e sujeitos mais investigados; as pesquisas têm priorizado como foco temático as implementações da abordagem CTS em sala de aula e as reflexões teóricas em busca de fundamentação baseada em autores nacionais, em especial nos pressupostos freireanos.Universidade Federal de Santa Catarina2015-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p310.5007/1982-5153.2015v8n3p3Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 3 (2015); 3-251982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n3p3/30537Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Lilliane MirandaGhedin, Evandro2017-08-24T17:44:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41976Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:44:59Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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