Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rothberg, Danilo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Quinato, Gabriel Augusto Cação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179
Resumo: Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.
id UFSC-23_e3385f478654fffb160eb56cf60a902e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/44741
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energiaNas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p17910.5007/1982-5153.2016v9n1p179Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 179-2061982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179/31797Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRothberg, DaniloQuinato, Gabriel Augusto Cação2017-08-24T17:27:13Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44741Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:27:13Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
title Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
spellingShingle Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
Rothberg, Danilo
title_short Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
title_full Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
title_fullStr Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
title_full_unstemmed Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
title_sort Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
author Rothberg, Danilo
author_facet Rothberg, Danilo
Quinato, Gabriel Augusto Cação
author_role author
author2 Quinato, Gabriel Augusto Cação
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rothberg, Danilo
Quinato, Gabriel Augusto Cação
description Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179
10.5007/1982-5153.2016v9n1p179
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2016v9n1p179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179/31797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 179-206
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843264390856704