Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179 |
Resumo: | Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente. |
id |
UFSC-23_e3385f478654fffb160eb56cf60a902e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/44741 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energiaNas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p17910.5007/1982-5153.2016v9n1p179Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 179-2061982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179/31797Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRothberg, DaniloQuinato, Gabriel Augusto Cação2017-08-24T17:27:13Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44741Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:27:13Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
title |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
spellingShingle |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia Rothberg, Danilo |
title_short |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
title_full |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
title_fullStr |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
title_sort |
Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia |
author |
Rothberg, Danilo |
author_facet |
Rothberg, Danilo Quinato, Gabriel Augusto Cação |
author_role |
author |
author2 |
Quinato, Gabriel Augusto Cação |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rothberg, Danilo Quinato, Gabriel Augusto Cação |
description |
Nas práticas de Ensino de Ciências situadas sob a influência da convergência interdisciplinar de CTS, deve ser contemplada a formação para cidadania, pensada nos termos da participação democrática na formulação e avaliação de políticas de ciência e tecnologia. Este artigo apresenta os resultados de estudo empírico acerca da viabilidade de aperfeiçoamentos das Situações de Aprendizagem referentes ao Tema ‘Entropia e Degradação da Energia’ dos Cadernos do Professor e do Aluno para o Ensino de Física, material didático do Ensino Médio do Estado de São Paulo, 2ª série, volume 2, 2009. As propostas de reformulação experimental do material foram avaliadas através da realização de grupos focais compostos por professores de Ciências. Os resultados indicam que as mudanças sugeridas no material foram, em geral, bem aceitas pelos professores participantes dos grupos focais, com ressalvas, no entanto, à viabilidade de sua aplicação no quadro das atuais limitações da escola e da formação docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179 10.5007/1982-5153.2016v9n1p179 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2016v9n1p179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p179/31797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 179-206 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843264390856704 |