Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Jacques, Juliana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53
Resumo: O recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. 
id UFSC-27_0ade4113f72d4f2911c4e8e5c4956ca6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38472
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textualO recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p5310.5007/1807-9288.2015v11n2p53Texto Digital; Vol. 11 No. 2 (2015); 53-70Texto Digital; Vol. 11 No 2 (2015); 53-70Texto Digital; v. 11 n. 2 (2015); 53-701807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53/30954Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessSales Jacques, JulianaMallmann, Elena Maria2018-04-03T10:23:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38472Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-04-03T10:23:39Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
title Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
spellingShingle Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
Sales Jacques, Juliana
title_short Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
title_full Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
title_fullStr Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
title_full_unstemmed Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
title_sort Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
author Sales Jacques, Juliana
author_facet Sales Jacques, Juliana
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Mallmann, Elena Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Jacques, Juliana
Mallmann, Elena Maria
description O recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53
10.5007/1807-9288.2015v11n2p53
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2015v11n2p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53/30954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 11 No. 2 (2015); 53-70
Texto Digital; Vol. 11 No 2 (2015); 53-70
Texto Digital; v. 11 n. 2 (2015); 53-70
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174794145234944