Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53 |
Resumo: | O recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. |
id |
UFSC-27_0ade4113f72d4f2911c4e8e5c4956ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38472 |
network_acronym_str |
UFSC-27 |
network_name_str |
Texto digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textualO recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p5310.5007/1807-9288.2015v11n2p53Texto Digital; Vol. 11 No. 2 (2015); 53-70Texto Digital; Vol. 11 No 2 (2015); 53-70Texto Digital; v. 11 n. 2 (2015); 53-701807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53/30954Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessSales Jacques, JulianaMallmann, Elena Maria2018-04-03T10:23:39Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38472Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-04-03T10:23:39Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
title |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
spellingShingle |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual Sales Jacques, Juliana |
title_short |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
title_full |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
title_fullStr |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
title_full_unstemmed |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
title_sort |
Recurso didático digital: complexidade da performance docente na produção (hiper)textual |
author |
Sales Jacques, Juliana |
author_facet |
Sales Jacques, Juliana Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Mallmann, Elena Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales Jacques, Juliana Mallmann, Elena Maria |
description |
O recurso didático digital, no âmbito do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, constitui-se como mediador não humano que estabelece a relação entre o professor, o estudante e o saber a ser ensinado. A complexidade da performance docente no processo de transposição didática é elemento catalisador da complexidade da produção (hiper)textual mediada por tecnologias em rede. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, argumentamos sobre a produção de recurso didático digital à luz da concepção interacionista da linguagem. Nesse viés, dado que a linguagem é dotada de intencionalidade, o propósito de um recurso didático digital é, como ação inerente ao processo ensino-aprendizagem, transformar através da palavra escrita (linguagem verbal) atrelada a todas as formas (sonora, visual, audiovisual, etc.) que perpassam o universo da linguagem. Inferimos, como considerações finais, que a transformação pressupõe, na produção do texto digital (recurso didático), inovação no design pedagógico. E, diante disso, defendemos como inovação, além da integração hipermidiática, a produção aberta em rede através da autoria e coautoria. Tudo isso para que, dentro de uma vertente linguística interacionista, as diferentes formas de leitura potencializem além da produção, a negociação de sentidos do (hiper)texto como recurso didático digital. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53 10.5007/1807-9288.2015v11n2p53 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53 |
identifier_str_mv |
10.5007/1807-9288.2015v11n2p53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n2p53/30954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Digital; Vol. 11 No. 2 (2015); 53-70 Texto Digital; Vol. 11 No 2 (2015); 53-70 Texto Digital; v. 11 n. 2 (2015); 53-70 1807-9288 reponame:Texto digital instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto digital |
collection |
Texto digital |
repository.name.fl_str_mv |
Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textodigital@cce.ufsc.br |
_version_ |
1797174794145234944 |