DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacques, Juliana Sales
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047
Resumo: Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.
id UNEB-3_1ce55c7108858676ec3ec540b7d728e4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1047
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1Materiais didáticos hipermidiáticosDesign pedagógicoExemplar teórico-práticoPerformance docenteAbordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/104710.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 49-642358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047/725Copyright (c) 2022 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessJacques, Juliana SalesMallmann, Elena Maria2022-02-10T17:59:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1047Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-10T17:59:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
title DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
spellingShingle DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
Jacques, Juliana Sales
Materiais didáticos hipermidiáticos
Design pedagógico
Exemplar teórico-prático
Performance docente
title_short DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
title_full DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
title_fullStr DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
title_full_unstemmed DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
title_sort DESIGN PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: PERFORMANCE DOCENTE NA PRODUÇÃO HIPERMIDIÁTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS1
author Jacques, Juliana Sales
author_facet Jacques, Juliana Sales
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Mallmann, Elena Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacques, Juliana Sales
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais didáticos hipermidiáticos
Design pedagógico
Exemplar teórico-prático
Performance docente
topic Materiais didáticos hipermidiáticos
Design pedagógico
Exemplar teórico-prático
Performance docente
description Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performancedocente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p49-64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1047/725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Sales Jacques, Elena Maria Mallmann (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 49-64
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956240814080