Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Cristina Klipp
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Egger Moellwald, Marina Cabeda, Corrêa, Michele Antunes, Hinckel, Nágila Cristina, Bastos, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p36
Resumo: Neste artigo trabalhamos com a Teoria da Distância Transacional (MOORE, 1972), a fim de entender como se dá a relação de ensinoaprendizagem na Educação a distância (EaD). Analisamos os temas: autonomia, motivação e interações dialógicas. Autonomia é a qualidade que torna o aluno apto a construir uma visão crítica no/do processo educativo, pois em EaD é importante saber lidar com os fatores tempo e ausência física do professor. A motivação pode ser incitada pelo professor e equipe pedagógica, via criação de materiais didáticos e estratégias de comunicação diferenciadas. As formas de interação neste processo podem ser entre aluno, professor e conteúdo. No modelo de EaD analisado, constatamos que o Ambiente Virtual constitui uma via de diálogo e interação entre sujeitos e conteúdos, possibilitada por uma distância transacional equilibrada, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
id UFSC-27_39cab31dfadb5a678770c817e11fe844
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14336
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling Distância transacional: um espaço possível de aprendizagemNeste artigo trabalhamos com a Teoria da Distância Transacional (MOORE, 1972), a fim de entender como se dá a relação de ensinoaprendizagem na Educação a distância (EaD). Analisamos os temas: autonomia, motivação e interações dialógicas. Autonomia é a qualidade que torna o aluno apto a construir uma visão crítica no/do processo educativo, pois em EaD é importante saber lidar com os fatores tempo e ausência física do professor. A motivação pode ser incitada pelo professor e equipe pedagógica, via criação de materiais didáticos e estratégias de comunicação diferenciadas. As formas de interação neste processo podem ser entre aluno, professor e conteúdo. No modelo de EaD analisado, constatamos que o Ambiente Virtual constitui uma via de diálogo e interação entre sujeitos e conteúdos, possibilitada por uma distância transacional equilibrada, contribuindo para uma aprendizagem significativa.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3610.5007/1807-9288.2010v6n1p36Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 36-57Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 36-57Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 36-571807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p36/13162Copyright (c) 2010 Cristina Klipp de Oliveira, Marina Cabeda Egger Moellwald, Michele Antunes Corrêa, Nágila Cristina Hinckel, Viviane Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Cristina KlippEgger Moellwald, Marina CabedaCorrêa, Michele AntunesHinckel, Nágila CristinaBastos, Viviane2023-01-12T15:05:33Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14336Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:33Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
title Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
spellingShingle Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
de Oliveira, Cristina Klipp
title_short Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
title_full Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
title_fullStr Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
title_full_unstemmed Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
title_sort Distância transacional: um espaço possível de aprendizagem
author de Oliveira, Cristina Klipp
author_facet de Oliveira, Cristina Klipp
Egger Moellwald, Marina Cabeda
Corrêa, Michele Antunes
Hinckel, Nágila Cristina
Bastos, Viviane
author_role author
author2 Egger Moellwald, Marina Cabeda
Corrêa, Michele Antunes
Hinckel, Nágila Cristina
Bastos, Viviane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Cristina Klipp
Egger Moellwald, Marina Cabeda
Corrêa, Michele Antunes
Hinckel, Nágila Cristina
Bastos, Viviane
description Neste artigo trabalhamos com a Teoria da Distância Transacional (MOORE, 1972), a fim de entender como se dá a relação de ensinoaprendizagem na Educação a distância (EaD). Analisamos os temas: autonomia, motivação e interações dialógicas. Autonomia é a qualidade que torna o aluno apto a construir uma visão crítica no/do processo educativo, pois em EaD é importante saber lidar com os fatores tempo e ausência física do professor. A motivação pode ser incitada pelo professor e equipe pedagógica, via criação de materiais didáticos e estratégias de comunicação diferenciadas. As formas de interação neste processo podem ser entre aluno, professor e conteúdo. No modelo de EaD analisado, constatamos que o Ambiente Virtual constitui uma via de diálogo e interação entre sujeitos e conteúdos, possibilitada por uma distância transacional equilibrada, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p36
10.5007/1807-9288.2010v6n1p36
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p36
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2010v6n1p36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p36/13162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 36-57
Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 36-57
Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 36-57
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174793378725888