Distância transacional e seus antecedentes na educação a distância : uma escala e suas hipóteses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7548 |
Resumo: | Orientador: Dirceu da Silva |
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Distância transacional e seus antecedentes na educação a distância : uma escala e suas hipótesesTransactional distance and its antecedents in distance education : a scale and its hypothesesEnsino a distânciaModelos de equações estruturaisAutonomia didatico-pedagogicaEscalasDistance educationStructural Equation ModelingStudent AutonomyScalesOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Teoria da Distância Transacional (TDT) aponta que a distância na modalidade de Educação a Distância (EaD) é entendida não como a geográfica ou a temporal, mas como um aspecto pedagógico a ser superado diante de barreiras psicológicas e de comunicação que alunos e professores podem enfrentar no processo de ensino e aprendizagem. Esta teoria estabelece que os constructos Diálogo e Estrutura operam no âmbito do design instrucional do curso enquanto o constructo Autonomia do Aluno incorpora aspectos da sua subjetividade e são pilares para a percepção que o aluno tem da distância transacional. O desenvolvimento e validação de uma escala de atitude e percepção para a TDT possibilita investigar as hipóteses desta teoria. Este trabalho apresenta o processo de tradução e adaptação transcultural, assim como a validação de uma escala para medir a percepção de alunos da modalidade EaD a respeito do constructo Distância Transacional. Os egressos de um curso de especialização em design instrucional ofertado na modalidade a distância em uma universidade pública foram convidados a participar respondendo a essa escala. Com as respostas foi possível testar as hipóteses da TDT. Os escores dos constructos foram obtidos utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. Esta análise multivariada proporcionou a avaliação de modelos associando os constructos de modo a testar as hipóteses da teoria. O modelo que melhor descreveu a variabilidade da Distância Transacional é aquele em que o Diálogo exerce influência direta e a Autonomia do Aluno exerce o papel moderador na relação entre a Estrutura e a Distância Transacional. Este é um modelo de segunda ordem e de alto poder preditivoAbstract: The Transactional Distance Theory (TDT) points out that distance in the context of Distance Education (DE) is understood not as geographic or temporal, but as a pedagogical aspect to be overcome in the face of psychological and communication barriers that students and teachers face in the teaching and learning process. This theory establishes that the Dialogue and Structure constructs operate within the scope of the course's instructional design, while the Student Autonomy construct incorporates aspects of its subjectivity and are pillars for the student's perception of transactional distance. The development and validation of an attitude and perception scale for TDT makes it possible to investigate the hypotheses of this theory. This work presents the process of transcultural translation and adaptation, as well as the validation of a scale to measure the perception of distance learning students regarding the Transactional Distance construct. Graduated students who had taken an online course in instructional design at a public university, were invited to participate by responding to this scale. With the answers it was possible to test the hypotheses of TDT. Construct scores were obtained using Structural Equation Modeling. This multivariate analysis provided the evaluation of models associating the constructs to test the hypotheses of the theory. The model that best described the variability of Transactional Distance is the one in which Dialogue exerts a direct influence and Student Autonomy plays a moderating role in the relationship between Structure and Transactional Distance. This is a second-order model with high predictive powerDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Garbin, Mônica CristinaBido, Diógenes de SouzaVeraszto, Estéfano VizcondeMiranda, Nonato Assis deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo, Ana Paula Silva, 1969-20222022-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (248 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7548FIGUEIREDO, Ana Paula Silva. Distância transacional e seus antecedentes na educação a distância: uma escala e suas hipóteses. 2022. 1 recurso online (248 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7548. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260160porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-16T11:24:27Zoai::1260160Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-16T11:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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