As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hinkel, Thiago Alonso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Koerner, Rosana Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226
Resumo: Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.
id UFSC-27_9609af9ba4b5b4b316773fd9c599e3d4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/35947
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressosNeste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p22610.5007/1807-9288.2015v11n1p226Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 226-249Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 226-249Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 226-2491807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226/29777Copyright (c) 2015 Thiago Alonso Hinkel (Universidade da Região de Joinville), Rosana Mara Koerner (Universidade da Região de Joinville)info:eu-repo/semantics/openAccessHinkel, Thiago AlonsoKoerner, Rosana Mara2018-03-26T12:59:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/35947Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T12:59:46Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
title As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
spellingShingle As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
Hinkel, Thiago Alonso
title_short As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
title_full As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
title_fullStr As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
title_full_unstemmed As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
title_sort As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
author Hinkel, Thiago Alonso
author_facet Hinkel, Thiago Alonso
Koerner, Rosana Mara
author_role author
author2 Koerner, Rosana Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hinkel, Thiago Alonso
Koerner, Rosana Mara
description Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226
10.5007/1807-9288.2015v11n1p226
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2015v11n1p226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226/29777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 226-249
Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 226-249
Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 226-249
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174793867362304