As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226 |
Resumo: | Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica. |
id |
UFSC-27_9609af9ba4b5b4b316773fd9c599e3d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/35947 |
network_acronym_str |
UFSC-27 |
network_name_str |
Texto digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressosNeste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p22610.5007/1807-9288.2015v11n1p226Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 226-249Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 226-249Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 226-2491807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226/29777Copyright (c) 2015 Thiago Alonso Hinkel (Universidade da Região de Joinville), Rosana Mara Koerner (Universidade da Região de Joinville)info:eu-repo/semantics/openAccessHinkel, Thiago AlonsoKoerner, Rosana Mara2018-03-26T12:59:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/35947Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T12:59:46Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
title |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
spellingShingle |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos Hinkel, Thiago Alonso |
title_short |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
title_full |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
title_fullStr |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
title_full_unstemmed |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
title_sort |
As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos |
author |
Hinkel, Thiago Alonso |
author_facet |
Hinkel, Thiago Alonso Koerner, Rosana Mara |
author_role |
author |
author2 |
Koerner, Rosana Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hinkel, Thiago Alonso Koerner, Rosana Mara |
description |
Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226 10.5007/1807-9288.2015v11n1p226 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226 |
identifier_str_mv |
10.5007/1807-9288.2015v11n1p226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p226/29777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 226-249 Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 226-249 Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 226-249 1807-9288 reponame:Texto digital instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto digital |
collection |
Texto digital |
repository.name.fl_str_mv |
Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textodigital@cce.ufsc.br |
_version_ |
1797174793867362304 |