O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33 |
Resumo: | Nos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin. |
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O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR IINos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p3310.5007/1984-8420.2009v10n1p33Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 33-431984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33/11821Schmoeller, Luciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11308Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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