O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmoeller, Luci
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33
Resumo: Nos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.
id UFSC-28_83ca4f4c495f113eae733f0e454cc427
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/11308
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR IINos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p3310.5007/1984-8420.2009v10n1p33Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 33-431984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33/11821Schmoeller, Luciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11308Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
title O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
spellingShingle O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
Schmoeller, Luci
title_short O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
title_full O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
title_fullStr O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
title_full_unstemmed O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
title_sort O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
author Schmoeller, Luci
author_facet Schmoeller, Luci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmoeller, Luci
description Nos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33
10.5007/1984-8420.2009v10n1p33
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2009v10n1p33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p33/11821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 10 n. 1 (2009); 33-43
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772494237696