O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Encontros Bibli |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85 |
Resumo: | No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento. |
id |
UFSC-29_03488b07adcdaf134847bdaebc18f6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/16584 |
network_acronym_str |
UFSC-29 |
network_name_str |
Encontros Bibli |
repository_id_str |
|
spelling |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia onlineEnsino a distanciaClasse virtualE-LearningFórum centralModelo pedagógico virtualOpen Distance LearningVirtual ClassE-Learning Central ForumVirtual Pedagogic ModelNo ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2010-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p8510.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-991518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85/15764Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, JoséMarcos, Adérito Fernandes2023-07-10T13:53:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16584Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-07-10T13:53:01Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
title |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
spellingShingle |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online Coelho, José Ensino a distancia Classe virtual E-Learning Fórum central Modelo pedagógico virtual Open Distance Learning Virtual Class E-Learning Central Forum Virtual Pedagogic Model |
title_short |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
title_full |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
title_fullStr |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
title_full_unstemmed |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
title_sort |
O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online |
author |
Coelho, José |
author_facet |
Coelho, José Marcos, Adérito Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Marcos, Adérito Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, José Marcos, Adérito Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distancia Classe virtual E-Learning Fórum central Modelo pedagógico virtual Open Distance Learning Virtual Class E-Learning Central Forum Virtual Pedagogic Model |
topic |
Ensino a distancia Classe virtual E-Learning Fórum central Modelo pedagógico virtual Open Distance Learning Virtual Class E-Learning Central Forum Virtual Pedagogic Model |
description |
No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85 |
identifier_str_mv |
10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85/15764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99 Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99 Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99 1518-2924 reponame:Encontros Bibli instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Encontros Bibli |
collection |
Encontros Bibli |
repository.name.fl_str_mv |
Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br |
_version_ |
1797067776466092032 |