Un Code Pénal Pour l'Unité Italienne: le code Zanardelli (1889) – La Genèse, le Débat, le Projet Juridique
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Data de Publicação: | 2014 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Sequência (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v35n68p37 |
Resumo: | http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2013v35n68p37O presente artigo analisa o processo de formação do primeiro código penal italiano posterior à unificação política do país, o chamado Código Zanardelli de 1889. Uma análise que contextualiza a codificação não somente na cronologia dos fatos políticos, mas também, por exemplo, na ciência do direito penal italiana do século XIX. Uma ciência do direito penal – conhecida sob o nome de “escola clássica” – caracterizada por ter levantado algumas bandeiras como a abolição da pena de morte, um dos aspectos apontados, inclusive, como fator que dificultou processo de unificação legislativa no campo penal. Por fim, a título de epílogo, são abordadas as críticas da chamada “escola positiva” que se opunha a algumas tendências liberais do recém-promulgado código. Um liberalismo penal, porém, que é visto em sua ambiguidade: no interior de um código liberal, por exemplo, dispositivos rígidos para combater o dissenso político, e uma normativa extra codicem que mitigava algumas garantias consagradas no código. |
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Un Code Pénal Pour l'Unité Italienne: le code Zanardelli (1889) – La Genèse, le Débat, le Projet Juridiquehttp://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2013v35n68p37O presente artigo analisa o processo de formação do primeiro código penal italiano posterior à unificação política do país, o chamado Código Zanardelli de 1889. Uma análise que contextualiza a codificação não somente na cronologia dos fatos políticos, mas também, por exemplo, na ciência do direito penal italiana do século XIX. Uma ciência do direito penal – conhecida sob o nome de “escola clássica” – caracterizada por ter levantado algumas bandeiras como a abolição da pena de morte, um dos aspectos apontados, inclusive, como fator que dificultou processo de unificação legislativa no campo penal. Por fim, a título de epílogo, são abordadas as críticas da chamada “escola positiva” que se opunha a algumas tendências liberais do recém-promulgado código. Um liberalismo penal, porém, que é visto em sua ambiguidade: no interior de um código liberal, por exemplo, dispositivos rígidos para combater o dissenso político, e uma normativa extra codicem que mitigava algumas garantias consagradas no código. Universidade Federal de Santa Catarina2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v35n68p3710.5007/2177-7055.2013v35n68p37Seqüência - Legal and Political Studies; Vol. 35 No. 68 (2014); 37-58Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos; Vol. 35 Núm. 68 (2014); 37-58Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos; v. 35 n. 68 (2014); 37-582177-70550101-9562reponame:Sequência (Florianópolis. Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v35n68p37/26944Lacche, Luigiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-23T14:37:42Zoai:periodicos.ufsc.br:article/34038Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/sequenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/oai||sequencia@funjab.ufsc.br2177-70550101-9562opendoar:2022-11-21T11:34:58.303382Sequência (Florianópolis. Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)true |
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