Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Neto, José Firmino de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brito-Silva, Greice Duarte de, Ostetto, Luciana Esmeralda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483
Resumo: Este texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica.  A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história.
id UFSC-4_33f4fe2cf51d6a1f04fcf3f491892ec9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/97483
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child educationEducação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantilEducação InfantilPráxis PedagógicaRegistroDocumentação PedagógicaDocênciaEarly Childhood EducationPedagogical PraxisRecordPedagogical DocumentationTeachingEste texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica.  A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história.Universidade Federal de Santa Catarina2023-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/9748310.5007/1980-4512.2023.e97483Zero-a-Seis; v. 25 n. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil; 501-5221980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483/54922Copyright (c) 2023 Luciana Esmeralda Ostetto, José Firmino de Oliveira-Neto, Greice Duarte de Brito Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Neto, José Firmino deBrito-Silva, Greice Duarte de Ostetto, Luciana Esmeralda2023-12-08T19:49:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/97483Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2023-12-08T19:49:55Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantil
title Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
spellingShingle Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
Oliveira-Neto, José Firmino de
Educação Infantil
Práxis Pedagógica
Registro
Documentação Pedagógica
Docência
Early Childhood Education
Pedagogical Praxis
Record
Pedagogical Documentation
Teaching
title_short Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
title_full Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
title_fullStr Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
title_full_unstemmed Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
title_sort Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
author Oliveira-Neto, José Firmino de
author_facet Oliveira-Neto, José Firmino de
Brito-Silva, Greice Duarte de
Ostetto, Luciana Esmeralda
author_role author
author2 Brito-Silva, Greice Duarte de
Ostetto, Luciana Esmeralda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Neto, José Firmino de
Brito-Silva, Greice Duarte de
Ostetto, Luciana Esmeralda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Práxis Pedagógica
Registro
Documentação Pedagógica
Docência
Early Childhood Education
Pedagogical Praxis
Record
Pedagogical Documentation
Teaching
topic Educação Infantil
Práxis Pedagógica
Registro
Documentação Pedagógica
Docência
Early Childhood Education
Pedagogical Praxis
Record
Pedagogical Documentation
Teaching
description Este texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica.  A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483
10.5007/1980-4512.2023.e97483
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2023.e97483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483/54922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 25 n. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil; 501-522
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1799875222452568065