Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child education
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483 |
Resumo: | Este texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica. A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história. |
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Education, childhoods and pedagogical practices: recording and documenting movements of existence in child educationEducação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantilEducação InfantilPráxis PedagógicaRegistroDocumentação PedagógicaDocênciaEarly Childhood EducationPedagogical PraxisRecordPedagogical DocumentationTeachingEste texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica. A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história.Universidade Federal de Santa Catarina2023-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/9748310.5007/1980-4512.2023.e97483Zero-a-Seis; v. 25 n. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil; 501-5221980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/97483/54922Copyright (c) 2023 Luciana Esmeralda Ostetto, José Firmino de Oliveira-Neto, Greice Duarte de Brito Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Neto, José Firmino deBrito-Silva, Greice Duarte de Ostetto, Luciana Esmeralda2023-12-08T19:49:55Zoai:periodicos.ufsc.br:article/97483Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2023-12-08T19:49:55Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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