Os espaços externos como possibilidade de múltiplas experiências na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Janaína de Aguiar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Jessica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p264
Resumo: Neste texto abordamos a relação das crianças e profissionais com os espaços externos das instituições de Educação Infantil, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio em Docência em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Paraná. O estágio foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, durante o ano letivo de 2013, com encontros semanais, sendo as observações de campo realizadas predominantemente no período vespertino, com dois grupos de crianças organizados por idade de acordo com a instituição. A base teórica está constituída por uma breve análise dos documentos mandatários da educação infantil, as concepções de espaços e as interações, estabelecendo uma relação com as práticas vivenciadas e com a teoria histórico-cultural. Nosso foco de análise se constituiu nos espaços e nas suas organizações, bem como possibilidades de experiências das crianças a partir das relações sociais e com a natureza, que se estabelecem no espaço externo. Nesse sentido, abordamos a importância da consideração dos espaços externos nos planejamentos e práticas pedagógicas, ampliando o contato das crianças com os elementos da natureza, assim como as situações de brincadeira e movimento.
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