Os espaços externos como possibilidade de múltiplas experiências na Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p264 |
Resumo: | Neste texto abordamos a relação das crianças e profissionais com os espaços externos das instituições de Educação Infantil, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio em Docência em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Paraná. O estágio foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, durante o ano letivo de 2013, com encontros semanais, sendo as observações de campo realizadas predominantemente no período vespertino, com dois grupos de crianças organizados por idade de acordo com a instituição. A base teórica está constituída por uma breve análise dos documentos mandatários da educação infantil, as concepções de espaços e as interações, estabelecendo uma relação com as práticas vivenciadas e com a teoria histórico-cultural. Nosso foco de análise se constituiu nos espaços e nas suas organizações, bem como possibilidades de experiências das crianças a partir das relações sociais e com a natureza, que se estabelecem no espaço externo. Nesse sentido, abordamos a importância da consideração dos espaços externos nos planejamentos e práticas pedagógicas, ampliando o contato das crianças com os elementos da natureza, assim como as situações de brincadeira e movimento. |
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Os espaços externos como possibilidade de múltiplas experiências na Educação InfantilNeste texto abordamos a relação das crianças e profissionais com os espaços externos das instituições de Educação Infantil, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio em Docência em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Paraná. O estágio foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, durante o ano letivo de 2013, com encontros semanais, sendo as observações de campo realizadas predominantemente no período vespertino, com dois grupos de crianças organizados por idade de acordo com a instituição. A base teórica está constituída por uma breve análise dos documentos mandatários da educação infantil, as concepções de espaços e as interações, estabelecendo uma relação com as práticas vivenciadas e com a teoria histórico-cultural. Nosso foco de análise se constituiu nos espaços e nas suas organizações, bem como possibilidades de experiências das crianças a partir das relações sociais e com a natureza, que se estabelecem no espaço externo. Nesse sentido, abordamos a importância da consideração dos espaços externos nos planejamentos e práticas pedagógicas, ampliando o contato das crianças com os elementos da natureza, assim como as situações de brincadeira e movimento.Universidade Federal de Santa Catarina2015-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p26410.5007/1980-4512.2015n31p264Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 264-2781980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p264/30272Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Janaína de AguiarRodrigues, Jessica2018-03-22T09:57:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38725Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:57:12Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Neste texto abordamos a relação das crianças e profissionais com os espaços externos das instituições de Educação Infantil, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio em Docência em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Paraná. O estágio foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, durante o ano letivo de 2013, com encontros semanais, sendo as observações de campo realizadas predominantemente no período vespertino, com dois grupos de crianças organizados por idade de acordo com a instituição. A base teórica está constituída por uma breve análise dos documentos mandatários da educação infantil, as concepções de espaços e as interações, estabelecendo uma relação com as práticas vivenciadas e com a teoria histórico-cultural. Nosso foco de análise se constituiu nos espaços e nas suas organizações, bem como possibilidades de experiências das crianças a partir das relações sociais e com a natureza, que se estabelecem no espaço externo. Nesse sentido, abordamos a importância da consideração dos espaços externos nos planejamentos e práticas pedagógicas, ampliando o contato das crianças com os elementos da natureza, assim como as situações de brincadeira e movimento. |
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