Da Educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) - Inclusive Education: the differences as possibilities (from theory to practice)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n28p12 |
Resumo: | Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões. |
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Da Educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) - Inclusive Education: the differences as possibilities (from theory to practice)Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões. Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográfica.application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n28p1210.5007/1980-4512.2013n28p12Zero-a-Seis; v. 15 n. 28 (2013): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2013); 12 - 331980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n28p12/24872Mariano da Rosa, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:54:10Zoai:periodicos.ufsc.br:article/25729Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T10:54:10Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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