Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ilha do Desterro |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101 |
Resumo: | Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância. |
id |
UFSC-9_023e842beb100185b6fe67664ccfd322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/34644 |
network_acronym_str |
UFSC-9 |
network_name_str |
Ilha do Desterro |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância.UFSC2014-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p10110.5007/2175-8026.2014n66p101Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-1222175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101/27382Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenez, TelmaRamos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos2018-12-21T10:15:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/34644Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2018-12-21T10:15:01Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
title |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
spellingShingle |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês Gimenez, Telma |
title_short |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
title_full |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
title_fullStr |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
title_full_unstemmed |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
title_sort |
Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês |
author |
Gimenez, Telma |
author_facet |
Gimenez, Telma Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Telma Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos |
description |
Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101 10.5007/2175-8026.2014n66p101 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8026.2014n66p101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101/27382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122 Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122 2175-8026 0101-4846 reponame:Ilha do Desterro instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Ilha do Desterro |
collection |
Ilha do Desterro |
repository.name.fl_str_mv |
Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com |
_version_ |
1789434825859399680 |