Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Telma
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ilha do Desterro
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101
Resumo:  Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância.
id UFSC-9_023e842beb100185b6fe67664ccfd322
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/34644
network_acronym_str UFSC-9
network_name_str Ilha do Desterro
repository_id_str
spelling Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância.UFSC2014-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p10110.5007/2175-8026.2014n66p101Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-1222175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101/27382Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenez, TelmaRamos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos2018-12-21T10:15:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/34644Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2018-12-21T10:15:01Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
title Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
spellingShingle Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
Gimenez, Telma
title_short Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
title_full Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
title_fullStr Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
title_full_unstemmed Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
title_sort Planejamento e Implementação de Curso Online como Atividade de Estágio Curricular na Área de Inglês
author Gimenez, Telma
author_facet Gimenez, Telma
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos
author_role author
author2 Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Telma
Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Ramos
description  Embora tenha havido crescimento considerável no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino a distância no Brasil na última década, a formação de professores de línguas estrangeiras para esse contexto ainda se dá de modo tímido. Neste artigo relatamos a experiência de realização de estágio na Prática de Ensino de Inglês em um curso de Letras, na qual os professores em formação se encarregaram de todas as etapas de realização de um curso de extensão oferecido na plataforma Moodle. Orientado por abordagem reflexiva e colaborativa, o processo formativo incluiu a redação de um artigo acadêmico relativo à experiência. Os artigos dos cinco estagiários que realizaram a prática de ensino nessa modalidade em 2013 foram analisados, buscando-se verificar suas representações por meio das apropriações da literatura bem como das considerações sobre a prática na construção de conhecimento sobre ensino a distância. O contato com a literatura parece ter servido para fortalecer a adesão à proposta do estágio e a experiência vivida apontou para aspectos que poderiam ser melhorados em futuras ofertas do mesmo curso. Os resultados sugerem que oportunidades como as relatadas poderiam contribuir para construção de conhecimentos teórico-práticos sobre ensino a distância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101
10.5007/2175-8026.2014n66p101
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101
identifier_str_mv 10.5007/2175-8026.2014n66p101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101/27382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Telma Gimenez, Samantha Gonçalves Mancini Ramos Ramos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC
publisher.none.fl_str_mv UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 66 (2014): Second Language learning/teaching and technology; 101-122
2175-8026
0101-4846
reponame:Ilha do Desterro
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ilha do Desterro
collection Ilha do Desterro
repository.name.fl_str_mv Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com
_version_ 1789434825859399680