A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ilha do Desterro
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33
Resumo: Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná.  Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um  impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.
id UFSC-9_2ca7e449c341797e32af6e8b2dfad59b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/36979
network_acronym_str UFSC-9
network_name_str Ilha do Desterro
repository_id_str
spelling A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesaNesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná.  Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um  impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.UFSC2015-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p3310.5007/2175-8026.2015v68n1p33Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Vol. 68 No. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; v. 68 n. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-0452175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33/29553Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos-Santos, Lucas Moreira dosCristovão, Vera Lúcia Lopes2019-01-25T08:18:25Zoai:periodicos.ufsc.br:article/36979Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2019-01-25T08:18:25Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
title A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
spellingShingle A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
title_short A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
title_full A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
title_fullStr A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
title_sort A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
author Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
author_facet Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos-Santos, Lucas Moreira dos
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
description Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná.  Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um  impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33
10.5007/2175-8026.2015v68n1p33
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33
identifier_str_mv 10.5007/2175-8026.2015v68n1p33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33/29553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC
publisher.none.fl_str_mv UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Vol. 68 No. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; v. 68 n. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045
2175-8026
0101-4846
reponame:Ilha do Desterro
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ilha do Desterro
collection Ilha do Desterro
repository.name.fl_str_mv Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com
_version_ 1789434827268685824