A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ilha do Desterro |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33 |
Resumo: | Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná. Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa. |
id |
UFSC-9_2ca7e449c341797e32af6e8b2dfad59b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/36979 |
network_acronym_str |
UFSC-9 |
network_name_str |
Ilha do Desterro |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesaNesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná. Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa.UFSC2015-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p3310.5007/2175-8026.2015v68n1p33Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Vol. 68 No. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; v. 68 n. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-0452175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33/29553Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos-Santos, Lucas Moreira dosCristovão, Vera Lúcia Lopes2019-01-25T08:18:25Zoai:periodicos.ufsc.br:article/36979Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2019-01-25T08:18:25Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
title |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
spellingShingle |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa Anjos-Santos, Lucas Moreira dos |
title_short |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
title_full |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
title_fullStr |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
title_sort |
A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa |
author |
Anjos-Santos, Lucas Moreira dos |
author_facet |
Anjos-Santos, Lucas Moreira dos Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos-Santos, Lucas Moreira dos Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
description |
Nesse artigo, objetivamos analisar a produção de blogs profissionais de alunas-professoras e os papéis que tais práticas digitais de linguagem podem desempenhar na educação de professores de línguas reflexivos e críticos. Especificamente, analisamos as postagens de blogs que duas alunas-professoras produziram e as identidades profissionais que são forjadas a partir dessa prática digital de linguagem. O estudo relatado é qualitativo, interprativista e se configura como um estudo de caso. Os dados, as postagens das alunas-professoras em seus blogs e relatos de experiência sobre a prática pedagógica que originou as postagens, foram gerados em 2010 em uma disciplina optativa de um curso de Letras-Inglês de uma universidade estadual do norte do Paraná. Os resultados evidenciam a emergência de conflitos identitários por parte das alunas-professoras a partir de seu engajmento na produção de práticas digitais de linguagem. Esses conflitos se configuraram como um impulso para (re)constituição identitárias dessas futuras profissionais da língua inglesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33 10.5007/2175-8026.2015v68n1p33 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8026.2015v68n1p33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33/29553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lucas Moreira dos Anjos-Santos, Vera Lúcia Lopes Cristovão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Vol. 68 No. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045 Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; v. 68 n. 1 (2015): L2/FL Teacher Education: bridging the complexities of teaching and the learning of teaching; 033-045 2175-8026 0101-4846 reponame:Ilha do Desterro instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Ilha do Desterro |
collection |
Ilha do Desterro |
repository.name.fl_str_mv |
Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com |
_version_ |
1789434827268685824 |